Filtro ND graduado sem segredos

Oi, pessoal! Acaba de sair do forno mais um artigo na Fotografe Melhor, desta vez tratando de um assunto muito queridinho meu: os filtros de densidade neutra graduados! São aqueles que usamos em fotografia de paisagem em cenas de elevado contraste:

“Fotógrafos de paisagem enfrentam constantemente um grande desafio: a captura adequada de cenas de contraste bastante elevado, que são extremamente comuns em sua rotina prática. O primeiro plano, formado pelo rio parcialmente congelado e sua textura do gelo e das pedras submersas, se completa com a montanha no plano de fundo recebendo os últimos raios de luz avermelhados do pôr do sol.

O problema surge em enquadramentos como este, que incluem, simultaneamente, regiões de pouca e grande luminosidade, chamadas aqui de zonas de luzes baixas e altas, respectivamente. Trata-se de um problema porque até mesmo os sensores digitais mais modernos não possuem a versatilidade do olho humano em perceber detalhes nestas duas regiões ao mesmo tempo. Assim, o resultado costuma ser, usualmente, imagens com sombras escuras demais quando o fotógrafo decide priorizar o controle das luzes altas, ou, o inverso, imagens com luzes altas excessivamente claras quando as sombras são deliberadamente bem registradas.

Num caso extremo, em alguma destas regiões, pode-se ter dano ou perda de atributos originais essenciais da cena fotografada, como sua textura e sua cor. A frustração com situações assim pode acompanhar a vida de fotógrafos de paisagem, especialmente aqueles que estão começando a dar seus primeiros passos neste gênero, e até mesmo desencorajar ou impedir a criação de composições de grande impacto visual.

Mas, felizmente, existe uma solução para este problema.”

 

 

A edição virtual já está disponível pelo portal da Editora Europa na internet (acesse aqui). Ah! Esta edição, a 298, é quase toda voltada à fotografia de paisagem! 17Boa leitura!

This entry was posted in Artigos, Técnica.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*