A descoberta da versatilidade

Oi, pessoal! Buscando lentes versáteis? Quer saber as preferidas dos profissionais? Se sim, já está disponível a edição #299 da revista Fotografe Melhor que traz esse assunto como tema de capa. Tive a oportunidade de escrever um artigo apresentando minha queridinha Nikon 24-70mm f/2.8 bem como a super versátil Sony 24-240mm f/4-6.3. Segue um trechinho:

“Ansel Adams costumava dizer que carregaria suas câmeras de grande formato para o alto das montanhas do Parque Nacional de Yosemite enquanto suas pernas e seu corpo tivessem condições físicas para carregá-las. Esta era uma questão, de fato, muito importante à época, uma vez que os sistemas de grande formato, considerados como um todo (isto é, câmera, lentes, filmes, filtros, tripé etc.), eram muito volumosos e pesados. Ocasionalmente, escolhas difíceis sobre o que levar para a excursão na natureza tinham que ser tomadas e parte do equipamento poderia ser deixada de fora do planejamento.

Trazendo a questão para os tempos atuais das câmeras DSLR e das novatas mirrorless, a decisão sobre o que levar na mochila fotográfica esbarra na dúvida sobre a quantidade de lentes necessárias. É verdade que, com a tecnologia disponível hoje, temos sistemas muito mais compactos e leves. Ainda assim, devemos nos lembrar que boas lentes requerem investimento financeiro expressivo e, via de regra, ainda são pesadas e volumosas, o que justifica esta hesitação. Além disto, sabemos que uma única objetiva não é suficiente para cobrir os temas variados da fotografia. Portanto, uma reflexão sobre minimalismo e praticidade em relação ao equipamento fotográfico se mostra necessária. Neste contexto, a busca por lentes versáteis, de boa qualidade e que atendam às necessidades técnicas, comerciais ou artísticas que cada fotógrafo carrega consigo, continua um tema contemporâneo.”

 

 

A edição virtual #299 já está disponível pelo portal da Editora Europa na internet (acesse aqui). Boa leitura 🙂 !

This entry was posted in Artigos, Relatos, Técnica.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*